26 Março 2017
Ambiente - Espaços Verdes
Página Inicial » Funchal, Cidade Jardim
Funchal, Cidade Jardim Versão para impressão Enviar por E-mail

O Funchal é considerado frequentemente uma Cidade Jardim, quer pela diversidade de espaços verdes, quer pela riqueza florística neles contida.

A presença de solos férteis e de um clima subtropical ameno permite a coexistência de uma grande variedade de plantas tropicais e subtropicais, o que se traduz numa elevada fitodiversidade.

Em 2013 a autarquia desenvolveu uma exposição intitulada: "Funchal, Cidade Jardim" com o objetivo de celebrar os jardins da cidade, incluindo imagens das árvores de arruamento, dos parques e jardins municipais, assim como um resumo das principais tarefas de manutenção dinamizadas pela equipa de jardineiros municipais, cujo trabalho tem um valor inestimável para que todos nos orgulhemos deste património. Nesta mostra, também constam o projeto de Hortas Urbanas Municipais e a proposta da rede de micro-reservas a incluir no próximo Plano Director Municipal.

02 01 001_3
Área Total de Espaços Verdes Públicos no Funchal - 1150 ha
Área do Concelho Ocupada por Espaços Verdes Públicos - 15 %
Área Verdes Média por Habitante Residente no Concelho do Funchal (Censos 2011) - 103 m2/hab

Basta olharmos atentamente para o meio que nos rodeia e apercebemo-nos da quantidade de espaços verdes que ainda hoje subsistem entre o casario: formam importantes “ilhas verdes”, no belo anfiteatro do Funchal, assegurando uma simbiose entre o meio rural e a urbe.

Estes núcleos constituem importantes espaços de lazer (refúgios do stress citadino), tanto para os madeirenses como para os muitos turistas que nos visitam anualmente. Podemos igualmente assumi-los como espaços de saber, pois encerram conhecimentos e tradições que passam de geração em geração, além disso, os exemplares arbóreos e arbustivos mais relevantes de muitos destes espaços verdes estão devidamente assinalados com uma placa identificativa onde constam o nome científico, o nome vulgar (pelo qual são conhecidos localmente), a família a que pertencem e a origem de cada planta.

Os espaços verdes representam:

• locais de refúgio para as pessoas que procuram uns momentos de lazer e repouso, privilegiando o contacto direto com a Natureza;
  • harmonia paisagística e ambiental, reforçando o equilíbrio urbanístico e a proteção ecológica/ambiental do meio.

A vegetação
neles existente detém um papel importante na:

• produção de oxigénio e purificação do ar;
  • amenização climática;
  • redução do impacto das chuvas;
  • redução da poluição sonora;
  • atração para a avifauna;
  • perceção das estações do ano.

No entanto, a valorização e preservação destes espaços no Concelho dependem não só das Entidades competentes mas também dos Cidadãos, que devem ter uma participação cada vez mais activa, consciente e empenhada.

Essa participação é estimulada por diversas iniciativas, entre as quais se destacam os Concursos "Funchal, Cidade Florida" (criado em 1997) e "Uma Escola, Um Jardim" (lançado em 1994), com o objectivo de tornar a cidade mais atraente. Sensibiliza-se assim a população para a importância, incremento e melhoria dos diversos espaços ajardinados. A sua preservação é um direito - mas também um dever - de Cidadania!

Como prémio pelo esforço da autarquia na área dos jardins, a que se junta a esmerada dedicação dos seus habitantes, o Funchal recebeu no ano 2000 o Galardão de Ouro Europeu no âmbito do Concurso “Cidades e Vilas Floridas, 2000" exposto num dos canteiros do Jardim Municipal.

GALERIA DE FOTOS

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS