29 Março 2017
Ambiente - Resíduos Sólidos Urbanos
Página Inicial » Resíduos Sólidos
Resíduos Sólidos Versão para impressão Enviar por E-mail

A problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é uma questão que atualmente ocupa a linha da frente das políticas ambientais, pois uma incorreta gestão, poderá constituir uma fonte de poluição, que quando associadas a ilhas, se fazem sentir de forma mais acentuada.

A gestão de resíduos assume um carácter de maior relevância quando se trata de uma ilha, como a Madeira, devido à orografia muito acentuada, aos custos de transporte marítimo no envio dos resíduos para reciclagem, às condições climáticas e à falta de espaço para a construção de infra estruturas para o tratamento de resíduos. No caso do município do Funchal, os fatores mencionados anteriormente associados à forte componente turística da nossa cidade, elevam as despesas envolvidas na referida gestão, tornando preponderante a otimização dos serviços.

Das diversas iniciativas levadas a cabo pelo Município, para otimizar a gestão dos resíduos sólidos urbanos e travar a tendência crescente da sua produção, destacam-se as inúmeras campanhas de educação e sensibilização ambiental a toda a população, a criação do serviço de Informação Geográfica, a implementação da recolha seletiva porta a porta e a atualização do Regulamento Municipal, em 2003.

É opinião convicta do Município que a produção de resíduos sólidos é da responsabilidade de todos e que os infratores deverão ser punidos como consequência das más condutas relativas ao ambiente. É com base nesta ideia que foi criado, em 1989, o Regulamento de Resíduos Sólidos e de Comportamento Poluentes no Concelho do Funchal. Em 2003, este regulamento sofreu uma alteração estabelecendo a obrigatoriedade da separação dos resíduos recicláveis em superfícies comerciais, unidades hoteleiras, condomínios, bares e restaurantes, possibilitando deste modo aos serviços municipais encaminhá-los para a devida reciclagem.

As várias atividades desenvolvidas pelo município têm o intuito de aumentar as quantidades de resíduos encaminhados para reciclagem, reduzir os custos de tratamento de resíduos não recicláveis e tornar a nossa cidade num dos locais de eleição na escolha do destino de férias de turistas.

ResiduosSolidosUrbanos

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS