28 Junho 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Ambiente - Espaços Verdes
Página Inicial » Conheça os Espaços Verdes do Funchal » Lista de Parques, Quintas e Jardins Municipais » Parque de Santa Catarina
Parque de Santa Catarina Versão para impressão Enviar por E-mail

Localização: Avenida do Infante

Sé - Funchal

Área:
36.000m2 | Altitude: 10 - 40 m

Propriedade:
pública municipal | Entrada: livre

Aberto:
todos os dias

Horário:
07h00 – 21h00 (22 Mar. - 22 Set.)

08h00 – 19h00 (23 Set. - 21 Mar.)

Contactos: Tel.: 291 231 502 | Fax: 291 231 173

00b

Informações úteis: casas de banho, ludoteca, miradouros, parque infantil, serviços de restauração.

O Parque de Santa Catarina situa-se na zona ocidental do Funchal, entre a Avenida do Infante e a Avenida Sá Carneiro e ocupa uma área aproximada de 36.000 m2, distribuída entre os 9 e os 40 m de altitude.

O terreno em que está instalado foi adquirido pela Câmara do Funchal em duas parcelas. A primeira, em 1837, para instalação do Cemitério de Nossa Senhora das Angústias, posteriormente transferido para São Martinho. A segunda parcela de terreno foi adquirida em 1946, sendo efectuadas as principais obras de instalação do Parque, até 1966.

Com uma belíssima vista sobre o Funchal e a sua baía, até à Ponta do Garajau, este Parque possui um grande relvado, rodeado por diversos canteiros e caminhos empedrados, por onde se pode passear, observando as inúmeras espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas provenientes de todos os cantos do Mundo.

Os visitantes têm ao seu dispor um bar-esplanada, um parque infantil e uma ludoteca, instalados em 1997 e 2005 respectivamente.

Outro atractivo deste parque municipal é a lagoa com repuxos, onde foi construída uma ilha para repouso e nidificação dos cisnes e patos que aí vivem.

Na parte mais baixa destaca-se a Capela de Santa Catarina, mandada erigir em 1425, em madeira, por Dona Constança, esposa de João Gonçalves Zarco (1º donatário da ilha) em honra de Santa Catarina de Alexandria. A capela actual é uma construção dos finais do séc. XVII. No pórtico pode-se ler a data de 1425, que lembra o ano da sua fundação.

De realçar, ainda, a presença de diversos elementos escultóricos, assim como, duas peças históricas da indústria madeirense.

Galeria de fotos

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS