22 Maio 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"Centro de Educação Ambiental - Recurso que une a Educação à Cidadania" Versão para impressão Enviar por E-mail

CEA

A Educação Ambiental assume um papel fundamental no despertar da consciência ambiental dos cidadãos. Permite desenvolver competências essenciais para o exercício de uma cidadania responsável, em públicos diversos e em diferentes contextos de aprendizagem, constituindo uma linha de ação, de importância estratégica, para um desenvolvimento sustentável.

O Programa de Educação Ambiental da Autarquia do Funchal iniciou-se no ano de 1994 com as temáticas dos Resíduos Sólidos e da Conservação da Natureza no Parque Ecológico do Funchal. Atualmente os temas propostos são mais diversificados e estão relacionados com as temáticas da Água, Águas Residuais, Resíduos Sólidos, Energia, Espaços Verdes, Biodiversidade, Ecocondução...

Neste âmbito, o Centro de Educação Ambiental do Departamento de Educação, criado a 5 de junho de 2000, promove um conjunto de atividades e visitas de estudo a departamentos e espaços municipais, com relevância para a sensibilização nas questões ambientais, nomeadamente:

Anualmente é elaborado um plano das atividades disponibilizadas, que é divulgado pelas escolas dos diferentes níveis de ensino e outras instituições.

Paralelamente o Departamento de Educação tem um projeto itinerante com recurso a uma carrinha de educação ambiental, que circula pelos diferentes espaços do concelho com exposições temáticas e material informativo, visando, de uma forma mais próxima, sensibilizar os munícipes para as questões ambientais.

O Serviço presta ainda apoio às escolas inscritas nos programas EcoEscolas e Coastwatch Europe.

Graças à intensa campanha de sensibilização e da crescente consciencialização ambiental por parte dos cidadãos, o Funchal tem dado largos passos no sentido da qualidade ambiental. É considerado uma Cidade Jardim, e entre as cidades portuguesas é a que lidera na percentagem de recolha seletiva de resíduos sólidos. Em 2008 ganhou o prémio do IX Concurso Nacional – Cidades Limpas, pelo tema de inovação - Caracterização e Quantificação de Resíduos Sólidos.

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS