22 Junho 2017

exposies

Conferência "Des(a)fiar a escola" - 2ª edição

Cartaz Desafiar a escola 2017 2

A Câmara Municipal do Funchal voltou a organizar  a Conferência “Des(a)fiar a Escola”, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no ano passado. A segunda edição decorreu no Teatro Municipal Baltazar Dias e nos Paços do Concelho, no dia 7 de março, e voltou a ter como objetivos debater a escola, desafiando toda a comunidade educativa para esta reflexão, e dar visibilidade a diferentes experiências educativas que estejam a ser levadas a cabo no nosso território.

Mais informação>>

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE (05 DE JUNHO)

Capturar

No passado dia 02 de junho 2016 foi inaugurada na Avenida Arriaga a exposição "Levanta-te e Age" no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente (05 de junho).

Esta exposição, constituída por cinco bancos, cada um deles com um diferente tipo de resíduo, teve como objetivo sensibilizar a população para a redução da produção de resíduos.

A temática dos resíduos sólidos é uma questão que desde sempre ocupou a linha da frente das políticas ambientais do Município, pois uma inadequada gestão, pode constituir uma fonte de poluição, que quando associada às especificidades das regiões ultra periféricas se faz sentir de forma mais acentuada.

Semana da Água

010

No âmbito do Dia Mundial da Água, dia 22 de março, o Departamento de Educação e Qualidade de Vida dinamizou durante esta semana atividades na Quinta do Poço.

As atividades decorreram de 14 a 18 de março de 2016 e contaram com a presença de 191 participantes de oito escolas.

Com o objetivo de sensibilizar para a importância da água e apelar para o consumo racional deste bem essencial à vida, a dinamização consistiu num percurso didático pela Quinta do Poço, a fim de dar a conhecer o espaço e por jogos pedagógicos com recurso a uma exposição intitulada por “Água passaporte para a Vida”.

Semana da Agricultura Familiar 2014

001

O programa da Semana da Agricultura Familiar dinamizado pelo Município do Funchal entre os dias 24 e 28 de março, na Ludoteca do Parque de Santa Catarina, integrou-se nas comemorações do Dia Mundial da Agricultura (20 de março).

Desenvolveu-se no âmbito da promoção para a Cidadania e surgiu da necessidade de fazer face ao incremento da crise económica / social que tem estimulado a retoma de práticas agrícolas tendo em vista o sustento do agregado familiar, seja ele no meio escolar ou familiar.

No dia 27 de março procedeu-se à entrega simbólica de 27 compostores a escolas públicas e privadas do 1º Ciclo do Concelho, com o intuito de fomentar a educação ambiental.

As 9 ações englobaram um total de 263 participantes: alunos e professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico e, alunos da Universidade Sénior do Funchal.

Dia da Terra (22 de Abril)

Atitude Verde 2015 DESTAQUE

"Atitude Verde por um Planeta Saudável" foi o tema escolhido pela Autarquia do Funchal para celebrar o Dia Mundial da Terra (22 de abril).

Criado em 1970, o Dia Mundial da Terra é assinalado com o intuito de alertar e sensibilizar para os problemas ambientais do Planeta Terra, e para a responsabilidade coletiva na promoção do equilíbrio entre as necessidades económicas, sociais e ambientais.

De 20 a 24 de abril decorreram na Ludoteca do Parque de Santa Catarina 12 ações de carácter ambiental que visaram informar/ sensibilizar para diversas temáticas: eficiência energética, energias renováveis, biodiversidade e resíduos sólidos urbanos, num total de 273 alunos do 1º ciclo Ensino Básico e Pré-Escolar.

DRAMATIZAÇÃO DE HISTÓRIAS

Separar__ganhar

O Projeto "Dramatização de histórias" surge como uma estratégia paralela para despertar a consciência ecológica dos cidadãos, através da criação de histórias, no âmbito da educação ambiental e da promoção da leitura, a serem dramatizadas por crianças, jovens e adultos.

Mais informação>>

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS