30 Março 2017

1º Dia

Teatro Municipal Baltazar Dias   Jardim Municipal   Blandy Wine Lodge

2º Dia

Do Miradouro da Eira do Serrado, situado a uma altitude de 1095 metros, pode-se admirar uma das mais belas e impressionantes paisagens da Madeira, a vista sobre o Curral das Freiras, freguesia construída num profundo vale.

Miradouro da Eira do Serrado   Curral das Freiras   Levadas

É uma vista de cortar a respiração!
Visitar o Curral das Freiras é uma experiência que não se esquece. A estrada que nos leva até ao centro da freguesia, torneando os abismos, só foi construída no princípio dos anos 50. É uma típica “estrada madeirense”!
Como alternativa à descida ao Curral das Freiras pode fazer uma “Levada”. Nada melhor para gozar a deslumbrante paisagem da Madeira do que percorrer as suas “Levadas”.
São mais de duzentas as “levadas” que atravessam a Ilha. A maioria destes surpreendentes percursos são acessíveis, existindo, no entanto, vários graus de dificuldade. Em caso algum deverá efectuar sozinho estes percursos e, deve levar, sempre, água, um farnel, calçado apropriado, uma lanterna e um agasalho.
Recomendamos a Levada do Curral e Castelejo e a Levada dos Piornais.
A primeira, do Curral e Castelejo, é um passeio que quase tem tanto de perigoso como de belo. Por vezes a berma da levada é estreita, nalguns locais está em mau estado e quase não existem varandas. Assim sendo, recomendamos o máximo cuidado a quem fizer este percurso. A Levada dos Piornais é mais fácil. Durante grande parte do percurso a esplanada da levada é larga e não tem qualquer perigo, no entanto, ao longo de cerca de um quilómetro surgem alguns precipícios. A descida da levada até ao leito da ribeira dos Socorridos é relativamente fácil.

geo local Mapa Funchal 2º dia

3º Dia

No Largo do Município, no centro do Funchal, encontrará alguns dos monumentos mais importantes da Cidade e do Núcleo Histórico de São Pedro.

Igreja do Colégio   Curral das Freiras   Golfinhos

A Igreja de São João Evangelista, mais conhecida como Igreja do Colégio, pertencia ao Colégio de São João Evangelista edificado pelos Jesuítas. A sua construção começou em 1629 mas só foi concluída na primeira metade do séc. XVIII. É um exemplo típico de templo Jesuíta onde podemos admirar frescos lindíssimos que foram recentemente descobertos aquando do trabalho de restauro de que foi alvo. Ainda no Largo do Colégio, como é conhecido localmente o Largo do Município, visite os Paços do Concelho do Funchal, bonito e imponente edifício do séc. XVIII que pertenceu ao Conde de Carvalhal antes de ser adquirido pela Câmara Municipal do Funchal em 1883.
Do outro lado da praça encontrará o Museu de Arte Sacra. Instalado no antigo Paço Episcopal do Funchal mandado construir no séc. XVII, possui uma das maiores colecções da pintura Flamenga desde os finais do século XV até o fim da primeira metade do séc. XVI. É um museu a não perder!
Nesta zona e nas redondezas encontrará vários restaurantes com agradáveis esplanadas onde poderá almoçar.
Aproveite a tarde para conhecer a costa da Ilha num passeio de barco. Veja o Funchal de outra perspectiva enquanto observa golfinhos, baleias e outras espécies que habitam o mar da Madeira. Na Marina do Funchal encontrará toda a informação referente a passeios de barco e outras actividade aquáticas.

geo local Mapa Funchal 3º dia

geo local Mapa do Itinerário Funchal em 3 dias

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS