25 Maio 2017

2º Dia / 3º Dia

Curral das Freiras   Levadas   Paços do Concelho do Funchal

4º Dia

Da Fortaleza de São João Baptista, no Caminho da Achada, podemos admirar uma das mais bonitas vistas sobre o Funchal.

Fortaleza de São João Baptista   Fortaleza de São João Baptitas (Vista)   Museu da Quinta das Cruzes

O Caminho da Achada é um arruamento típico do Funchal. Estreito, inclinado, bordeado de casas com pequenos jardins de muros altos com trepadeiras. Desça até ao Museu da Quinta das Cruzes, museu de artes decorativas com uma rica colecção de mobiliário, objectos decorativos, jóias e pratas dos séculos XVIII e XIX. Nos seus jardins podemos admirar belos exemplares da flora madeirense e de diferentes partes do mundo, bem como algumas peças de arqueologia.
Dê um saltinho ao Miradouro das Cruzes, mesmo ao lado do museu, e admire a vista sobre a baixa do Funchal.

Casa Museu Frederico de Freitas Continue a descer e encontrará, na calçada de Santa Clara, a Igreja de Santa Clara construída nos finais do séc. XV por João Gonçalves da Câmara, filho do descobridor da ilha da Madeira e segundo capitão donatário do Funchal.
Se é apreciador de azulejos não perca a Casa Museu Frederico de Freitas, logo abaixo da igreja de Santa Clara, com uma vasta e rica colecção.
Um pouco mais abaixo encontra a Igreja de São Pedro e o Museu de História Natural do Funchal. Nesta zona que pertence ao Núcleo Histórico de São Pedro, encontrará vários restaurantes que servem pratos típicos da Madeira. É uma zona muito procurada pelos funchalenses que trabalham no centro da cidade. Depois do almoço propomos que vá até ao Passeio Público Marítimo, local muito agradável para um passeio de fim de tarde e para a prática de desporto.

geo local Mapa Funchal 4º dia

5º Dia

Conheça a Quinta do Palheiro Ferreiro, uma das Quintas mais bonitas e emblemáticas da Madeira. Situada a cerca de 10 km a este do centro do Funchal, é um lugar a visitar. Uma propriedade magnifica com árvores centenárias, arbustos exuberantes e uma colecção de Camélias impressionante. A melhor estação para as ver em flor é entre Novembro e Abril.

Quinta do Palheiro Ferreiro   Campo de Golfe do Palheiro Ferreiro   Baía do Funchal

Mesmo que não jogue Golfe vale a pena conhecer o Campo de Golfe do Palheiro, um dos campos mais bonitos da Europa com uma magnífica vista sobre a baía e anfiteatro do Funchal. Aproveite e almoce na Casa de Chá existente a sul dos jardins ou na Club House do campo de golfe.
No regresso ao Funchal faça uma paragem no Miradouro do Pináculo. Situado a 283 metros do nível do mar proporciona uma das mais belas vistas da baía do Funchal.

6º Dia

O Jardim Botânico do Funchal, situado no Bom Sucesso, para além de ser um centro científico, é um dos jardins emblemáticos do Funchal. Neste jardim com uma vista soberba sobre a cidade do Funchal, podemos observar cerca de 3000 plantas exóticas de várias zonas do globo, aproximadamente 200 espécies indígenas, plantas suculentas, plantas produtoras de frutos tropicais e subtropicais e algumas culturas típicas da Madeira.

Jardim Botânico   Jardim Botânico   Levadas

Aproveite estar nessa zona e faça a Levada do Monte ao Bom Sucesso, no sentido inverso; do Bom Sucesso ao Monte, um dos locais mais bonitos do Funchal.
O regresso ao Funchal pode ser de Teleférico ou nos típicos Carro-de-Cesto.

7º Dia

Passe a manhã no centro do Funchal. Venha até à Avenida Arriaga, à Placa Central, como é conhecida toda a área pedonal desta avenida.
Aprecie o movimento da cidade e da sua gente enquanto saboreia uma queijada ou um sumo de maracujá, tão típico e apreciado na Madeira.
Aproveite estar no centro do Funchal e visite o Palácio de São Lourenço.

Placa Central da Avenida Arriaga   Palácio de S. Lourenço   Museu de Photographia Vicente

A denominação “ Palácio de São Lourenço” reporta-se a um conjunto monumental que compreende a Fortaleza e o Palácio, propriamente dito, que compreende os salões do andar nobre e os jardins. A partir da Instituição do sistema autonómico, em 1976, tornou-se a Residência Oficial do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira.
Não longe do Palácio de São Lourenço, na Avenida Arriaga, fica a Rua da Carreira. Ainda é das ruas mais características da cidade. Já conhecida em 1528, restam ainda hoje vários imóveis dos sécs. XVII, XVIII e XIX, embora existam diversos edifícios dissonantes.
Se é um apaixonado por fotografia não perca o Museu de Photographia Vicente. O estúdio fundado em 1848 por Vicente Gomes da Silva foi transformado em museu, sendo, hoje, A Photografhia - Museu “ Vicentes”  o mais antigo estúdio de fotografia existente em Portugal.

Complexo Balnear da Ponta Gorda E que melhor maneira há de acabar o dia do que com um mergulho no oceano? Vá até um dos complexos balneários, almoce, descanse e goze o sol e o mar da Madeira.

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS