24 Março 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial > Acordos de Geminação
Acordos de Geminação Versão para impressão Enviar por E-mail

Mapa Mundo (Protocolos de Geminação com 14 Cidades)O Funchal é desde há muito uma cidade cosmopolita e aberta ao Mundo.

A sua posição geoestratégica fez com que, no século XV, a Madeira desempenhasse um importante papel nas grandes descobertas portuguesas, tornando-se também famosa nas ricas rotas comerciais que ligavam o porto do Funchal a todo o Mundo Atlântico. Este movimento portuário permitiu enraizar o carácter cosmopolita da nossa cidade.

Na sua obra “Eternidade”, editada em 1933, José Maria Ferreira de Castro, escritor português, conhecido ainda nos nossos dias como o autor com maior obra traduzida em todo o mundo, “apelidou” o café Golden Gate como “a esquina do Mundo”:

“Aquele ângulo do Funchal era entre as esquinas do Mundo, uma das mais dobradas pelo espírito cosmopolita do século. Em viagem de recreio ou em trânsito para as África e Américas, davam volta ao cunhal do Golden Gate diariamente, homens e mulheres de numerosas raças, a passo vagaroso, o nariz no ar, as mãos carregadas de cestos, de garrafas, e de bordados da Madeira”.

A história da nossa ilha ditou a emigração dos nossos conterrâneos para os 4 cantos do mundo.

Neste sentido, o Município tem vindo a estabelecer parcerias e colaborações diversas com outras Cidades, quer por razões históricas quer por serem locais de residência de muitos madeirenses.

Presentemente o Município do Funchal tem Protocolos de Geminação com 14 Cidades:

Oakland, E.U.A.

Honululu, E.U.A. (1979)

Livingstone, Zambia (1980)

Bandeira

New Bedford, E.U.A. (1984)

Maui, E.U.A. (1985)

Bandeira

Cape Town, África do Sul (1987)

Santos, Brasil  (1988)

Herzliya, Israel  (1991)

Marrickville, Austrália (1994)