24 Junho 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial > Acordos de Geminação
New Bedford Versão para impressão Enviar por E-mail

Muitas décadas antes de se tornarem oficialmente cidades gémeas, as Cidades do Funchal e de New Bedford já se encontravam unidas, desde o dealbar do século passado, pelos nossos emigrantes. Foram muitos os funchalenses, e não só, que escolheram New Bedford como destino final, no decorrer da grande vaga migratória rumo à América, e que criaram raízes nessa cidade. Importava pois usar o facto destas duas cidades serem irmanadas como alavanca para a capitalização dos laços sentimentais que as uniam, de modo a que fosse criada uma ponte sobre o “Rio Atlântico” de modo a uni-las efectivamente.

Os primeiros contactos Oficiais entre os Municípios do Funchal e New Bedford tiveram início em 1979, aquando da deslocação do então presidente da Edilidade funchalense, Prof. Virgílio Pereira a New Bedford, o qual manteve uma conversa a esse respeito com o Mayor John A. Markey.
Joseph Canha, então Chanceler do Consulado de Portugal em New Bedford, depois da eleição do novo Mayor, Brian J. Lawler de quem era amigo, considerou ser oportuno reavivar a questão da geminação.
Nesse sentido, Brian J. Lawler deslocou-se ao Funchal, acompanhado de Ronald F. Ferreira, Director do Departamento de Comércio e Desenvolvimento Económico do Sueste de Massachusetts, a convite da C.M.F., e formula oficialmente o convite, conforme deliberação da Câmara de New Bedford, para que as Cidades de New Bedford e Funchal se tornem Cidades Irmãs, através da proclamação mútua de geminação, sendo o assunto ultimado durante a breve deslocação de Sá Fernandes, sucessor do Prof. Virgílio Pereira, aos E.U.A.

O Protocolo de Geminação entre os dois Municípios foi assinado a 4 de Julho de 1984.
No âmbito da geminação foi atribuído o nome desta Cidade Gémea a duas artérias no Concelho do Funchal: "Rua Cidade de New Bedford" e "Travessa de New Bedford".

New Bedford é uma cidade localizada no Estado americano de Massachusetts, no Condado de Bristol. A sua área é de 62,2 km2 (dos quais 10,1 km2 estão cobertos por água), sua população é de 93 768 habitantes, e sua densidade populacional é de 1 799 hab/km2 (segundo o censo americano de 2000). A cidade foi fundada em 1652, e incorporada em 1787.

Bandeira Mapa_Massachusetts Mapa_New_Bedford

A Visitar:
www.ci.new-bedford.ma.us (Site do Município)
www.newbedford.com (Página Oficial de New Bedford)

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS