25 Abril 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial > Destaques > Paulo Cafôfo apresentou a 3ª Edição do Ecotrail Funchal, "um evento que extravasa a cidade"
Paulo Cafôfo apresentou a 3ª Edição do Ecotrail Funchal, "um evento que extravasa a cidade" Versão para impressão Enviar por E-mail
ecoTrail A 3ª edição do Ecotrail Funchal - Madeira foi apresentada hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, pelo Presidente Paulo Cafôfo. O Funchal volta a integrar, assim, o calendário de grandes provas internacionais da modalidade, fazendo parte do número restrito de cidades europeias que recebem uma prova do circuito Ecotrail, juntamente com Paris, Madrid, Oslo, Estocolmo e Bruxelas. Serão novamente quatro corridas (80km, 40km, 25km e 15km), todas elas a passarem em alguns dos locais mais emblemáticos da cidade. No dia do evento, marcado para 28 de outubro, foi igualmente anunciado um conjunto de iniciativas no centro da cidade, conferindo a toda a Placa Central um ambiente de festa.

Paulo Cafôfo lembrou que "o Ecotrail foi, desde o início, uma aposta desta Câmara, que encara o Desporto tanto como forma de saúde, como de promoção turística da própria cidade. O Funchal é, neste caso, uma das poucas cidades inserida nesta rede, o que significa que temos condições naturais para proporcionar uma das provas mais interessantes de todo o mundo, na opinião dos próprios atletas." O Presidente reforçou que, com o Ecotrail, "o nome do Funchal vai além do território nacional, chegando-se ao nível de algumas capitais europeias, num evento que claramente extravasa a cidade."

Aludindo ao caráter especial da prova, através da qual "a montanha e a natureza também vêm à cidade", o Presidente considerou que esta evidencia os espaços verdes da cidade e valoriza as políticas ambientais seguidas pela CMF, destacando, em particular, "o extensivo trabalho feito a nível de limpeza de trilhos por ocasião do Ecotrail, um esforço da autarquia, cujo prémio é exponenciar essa fusão do plano desportivo com o ambiental." A CMF considera, de resto, que este é um evento em crescendo, e conta aumentar o número de atletas, colocando a meta nos 1000 atletas para este ano, por comparação aos 800 do ano passado.

O Presidente lançou, por isso, um repto "aos madeirenses, para que se inscrevam e usufruam destas provas na sua terra, que são adaptadas às capacidades de todos, e para que se associem à festa, concretizando a simbiose de uma cidade turística com os seus residentes." Ainda este mês, o Funchal estará representado em Paris, no respetivo EcoTrail de Paris, no sentido de promover a cidade e de tentar trazer mais atletas do circuito mundial à Região em outubro.

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS