24 Junho 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial > Acordos de Geminação
Gibraltar Versão para impressão Enviar por E-mail

Os laços de amizade e solidariedade entre os funchalenses e os gibraltinos desde há muito que estão consolidados. No início da Segunda Guerra Mundial, devido aos ataques eminentes da Alemanha Nazi, a população civil de Gibraltar foi evacuada. Nessa altura a Madeira amavelmente aceitou acolher cerca de 2500 refugiados Gibraltinos, na sua maioria mulheres e crianças que chegaram ao Funchal entre 21 de Julho e 13 de Agosto de 1940. Foram acomodados em hotéis, pensões e casas particulares e, aqui permaneceram até ao fim da Guerra. Plenamente integrados criaram laços de amizade e inesquecível convivência com os Funchalenses e Madeirenses em geral. Realizaram-se alguns casamentos entre Gibraltinos e Madeirenses, nasceram crianças e alguns aqui permaneceram até aos nossos dias.

Durante a sua permanência no Funchal a Cidade encheu-se de uma nova dinâmica, de um maior movimento nas ruas, nos cafés e nos estabelecimentos comerciais. Os gibraltinos organizaram várias acções de solidariedade a favor dos mais desfavorecidos e surgiram várias instituições com fins filantrópicos. A Câmara Municipal do Funchal organizou uma festa no Jardim Municipal onde foram oferecidos vários pés de Cardeais (Hibiscos) vermelhos e brancos que se destinaram a ser plantados nos jardins de Gibraltar como forma de gratidão e reconhecimento da hospitalidade manifestada pelos Funchalenses.

Em Gibraltar podemos encontramos algumas referências à Madeira, nomeadamente, em nome de ruas e praças.

No dia 8 de Abril de 2008 foi colocado no Parque de Santa Catarina, junto à Capela, um monumento em Homenagem aos Refugiados Gibraltinos que morreram na Madeira entre 1940 e 1945. Este monumento oferecido pela Comunidade de Gibraltar simboliza, também, a gratidão do Povo de Gibraltar pelo carinho com que foram recebidos naquele momento difícil.

Esta cooperação e intercâmbio irá versar sobre todos os domínios considerados de relevante interesse para ambas as partes, designadamente:
- Cooperação Económica e Empresarial;
- Turismo;
- Ambiente e Património;
- Educação e Formação Profissional;
- Fomento Cultural e Desportivo;

O Protocolo de Geminação entre os Municípios do Funchal e de Gibraltar foi assinado a 13 de Maio de 2009, pelos seus Presidentes Miguel Filipe Machado de Albuquerque e Solomon Levy respectivamente.

foto

Gibraltar é um território britânico ultramarino localizado no extremo sul da Península Ibérica. Corresponde a uma pequena península, com uma estreita fronteira terrestre a norte, é limitado, dos outros lados, pelo Mar Mediterrâneo, Estreito de Gibraltar e Baía de Gibraltar, já no Atlântico.

O nome Gibraltar origina-se na expressão árabe jabal al-Tariq (ﺨﺒﻝﻄﺭﻕ) que significa "montanha do Tarique". A montanha, um promontório militarmente estratégico na entrada do mar Mediterrâneo, guarnece o estreito oceânico que une a África ao continente europeu.

Popularmente, Gibraltar é chamada de "Gib" ou "The Rock" (o Rochedo).

bandeira brasao mapa1 mapa2

A Visitar:

www.gibraltar.gov.gi

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS