26 Abril 2017
mapa1 330 230
1570 – Mapa de Mateus-Fernandes
  mapa2 330 230
A mais antiga Planta da Cidade que se conhece, data de 1573, o "Mapa de Mateus Fernandes", tinha como principal objectivo as defesas da cidade. Essa Planta, de cariz eminentemente militar, teve como objectivo o planeamento de uma importante fortificação para o Morro da Pena.
1804 - Brigadeiro - Oudinot_pos-Aluviao
  O segundo grande momento de Planeamento da Cidade, regista-se em 1803, Mapa do Sargento-Mor José Marques da Rosa, que corresponde ao Plano desenvolvido pelo Brigadeiro Oudinot, para a reconstrução do Funchal, após o aluvião de 1803, onde projectou-se um certo desenvolvimento urbano, no que se refere à expansão da cidade para norte, nascente e poente.

mapa3 330 230   mapa4 330 230
1915 - Mapa Arquitecto Ventura-Terra
Em 1894, surge outro grande plano para a cidade designado por “Mapa da Cidade do Funchal e seus arredores”. Este Plano traduziu alterações ao nível das infraestruturas viárias e da ocupação do solo que decorreram do período anterior. A área Urbana sofreu alterações substanciais, desde o traçado dos quarteirões, que anteriormente eram definidos por lotes de terreno, à rectificação do desenho e malha urbana.   Em 1915 o Arquitecto Miguel Ventura Terra elaborou um “Plano de Urbanização para a cidade do Funchal”, que tinha como principal objectivo, a valorização dos espaços públicos da cidade, de modo a tirar novos partidos da situação paisagística, bem como à resolução do problema de viação pública municipal e às suas relações com os melhoramentos particulares, embora também abrangesse melhoramentos municipais e estatais.

mapa5 330 230
1968 - Plano Director da Cidade do Funchal, elaborado por Rafael Botelho
  mapa6 330 230
1997 - Plano Director Municipal do Funchal
Dessa forma chegamos ao Plano Director da Cidade do Funchal, elaborado por Rafael Botelho em 1968, que se definiu como um plano que contabilizou todas as alterações efectuadas até 1968, sobre os levantamentos efectuados no âmbito desse Plano, com novas proposta de urbanização e expansão.   Finalmente em 1997 é ratificado o actual Plano Director Municipal do Funchal, segundo o Sistema de Gestão Territorial em vigor na altura, que veio alargar o perímetro urbano definido no antigo plano de 1968.

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS