30 Março 2017
Página Inicial > Concelho do Funchal > Caracterização > Freguesias > Monte
Freguesia do Monte Versão para impressão Enviar por E-mail

Breve Enquadramento Histórico

A devoção a Nossa Senhora do Monte, promovida por Adão Ferreira (o primeiro homem nascido na Madeira) e pelos seus descendentes, remonta a meados do século XV, sendo que em 1489 já existia um inventário da capela nas actas da Câmara Municipal do Funchal. A ermida tinha capelão em meados do século XVI, e muitos vizinhos celebravam, no dia 15 de Agosto, as festas de Nossa Senhora – pelo menos, desde 1551.

Com base nessa devoção, a 9 de Fevereiro de 1565, foi criada a freguesia do Monte, subordinada à da Sé, pelo bispo do Funchal e, por alvará régio de 7 de Março do mesmo ano, foi atribuído um ordenado anual ao primeiro vigário.

A pequena ermida foi reconstruída em meados do século XVIII, entre 1741 e 1743, mas o terramoto de 1748 encontrou os trabalhos em curso, danificando grande parte da estrutura. As obras ficaram então a cargo do mestre das obras reais, Domingos Rodrigues Martins e, até finais do século XVIII, não deixaram de progredir. Com a aluvião de 1803, a Senhora do Monte passou a ser evocada como padroeira da Ilha. Assim, em 1818, foi inaugurada a igreja em sua homenagem.

A igreja do Monte situa-se num amplo adro empedrado isolado e gradeado, acantonada no alto de uma imponente escadaria. Com uma deslumbrante vista sobre o Funchal, está rodeada pelas antigas instalações das confrarias e dos romeiros e, a nascente, pela antiga residência paroquial, na base da qual se encontra a Casa dos Carreiros, de onde partem os carros de cesto que unem a freguesia do Monte à cidade do Funchal. Nas escadarias encontra-se a estátua do beato Carlos de Habsburgo, falecido na Quinta do Monte, em Fevereiro de 1922, cujo esquife repousa numa das capelas da igreja.

À semelhança do que acontecia nos finais do século XV e inícios do século XVI, a freguesia de Nossa Senhora é actualmente o palco da mais importante e concorrida romaria da Ilha da Madeira, celebrada a 15 de Agosto.

Mais informação sobre a Junta de Freguesia

Demografia e Habitação

Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios na Freg. do Monte  em 2001 e 2011
Grafico1-Monte
Fonte: INE, Recenseamento Geral da População e Habitação 2001 (Res. Definitivos) e 2011 (Res. Provisórios)

A Freguesia do Monte sofreu, em termos percentuais, uma diminuição de 10% da população residente entre 2001 e 2011, não tendo acontecido o mesmo com o número de famílias, que passou a ser de mais uma, situando-se o número médio de pessoas por família nas 3,2.

Variação da População Residente no Monte entre 2001 e 2011
Monte

No domínio habitacional a tendência inverte-se, verificando-se aumentos tanto do número de edifícios, com mais 7,1%, como do de alojamentos, que passou a ser de mais 3,1%.

Variação da Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios 2001-2011 (%)
Grafico2-Monte

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS