25 Maio 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial > Concelho do Funchal > Caracterização > Freguesias > Santa Luzia
Freguesia de Santa Luzia Versão para impressão Enviar por E-mail
Breve Enquadramento Histórico
A freguesia de Santa Luzia foi criada pelo alvará de 28 de Dezembro de 1676, de D. Pedro II, partilhando então os espaços anteriormente das freguesias da Sé e do Monte. Instalou-se, inicialmente, uma pequena capela, que foi sucessivamente ampliada. Deu-se início a uma nova construção entre 1719 e 1741. Durante este período a paróquia funcionou na antiga capela de Nossa Senhora da Encarnação, anexa ao antigo convento franciscano feminino.
Os terrenos desta freguesia partilham assim as ruas do Bom Jesus e do Comboio, a Levada de Santa Luzia e a Ribeira de João Gomes. Nos seus terrenos ficava o antigo convento da Encarnação, onde posteriormente foi erigido um importante edifício do antigo Seminário. Mais tarde funcionou como sede da antiga Junta Geral, depois como escola secundária, tendo sido entregue novamente à Diocese. Trata-se de uma paróquia de carácter rural que, ainda hoje, alberga no seu perímetro um considerável número de antigas quintas madeirenses.
Território

Breve Enquadramento Histórico

Demografia e Habitação

Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios na Freg. de Santa Luzia em 2001 e 2011
Grafico1-SLuzia
Fonte: INE, Recenseamento Geral da População e Habitação 2001 (Res. Definitivos) e 2011 (Res. Provisórios)

A Freguesia de Santa Luzia foi, no contexto Municipal, a que verificou uma diminuição percentual mais acentuada da população residente entre 2001 e 2011, traduzindo-se em menos 829 residentes, o que em termos percentuais, se situa em -12,4.

Variação da População Residente em Santa Luzia entre 2001 e 2011
St_Luzia

Do ponto de vista habitacional a variação do número de edifícios é de apenas mais 4,4% mas, no entanto, o de alojamentos é de mais 12,7% em relação a 2001.

Variação da Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios 2001-2011 (%)
2-Quadro

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS