29 Abril 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial > Concelho do Funchal > Caracterização > Freguesias > São Gonçalo
Freguesia de São Gonçalo Versão para impressão Enviar por E-mail
Breve Enquadramento Histórico
A freguesia de São Gonçalo foi criada a partir da de Santa Maria Maior em 1558, desconhecendo-se o alvará de criação, mas tendo curato por alvará de 7 de Março de 1566. Teve assento na antiga capela de Nossa Senhora das Neves, até que, por mandado do Conselho da Fazenda, de 15 de Outubro de 1697, foi mandado erguer um novo templo.
Em meados do século XX, iniciou-se a construção da actual igreja, feita ao gosto do Estado Novo. As verbas para a nova igreja começaram a ser arrecadadas pelo padre Porfírio, no entanto, foi com o padre e historiador Manuel Juvenal Pita Ferreira que se iniciaram as obras da residência paroquial, em Julho de 1946, e da igreja matriz, em 1947. A igreja foi projectado pelo Engenheiro Manuel Fabrício Rodrigues e as obras foram levadas a cabo pelo construtor Jacinto Fernandes de Gouveia. Nestaigreja existe uma imagem de Nossa Senhora, da autoria de Francisco Franco, esculpida em 1914 e oferecida à freguesia por Henrique Vieira de castro, em 1921.

Breve Enquadramento Histórico

A freguesia estende-se desde o Lazareto de Gonçalo Aires, ficando entre as freguesias de Santa Maria Maior e do Caniço.

Mais Informações sobre a Junta de Freguesia

Demografia e Habitação

Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios na Freg. de São Gonçalo em 2001 e 2011
1-Quadro
Fonte: INE, Recenseamento Geral da População e Habitação 2001 (Res. Definitivos) e 2011 (Res. Provisórios)

Em S. Gonçalo, do ponto de vista populacional, as variações entre ambos os momentos censitários em estudo, traduzem-se em perdas relativamente acentuadas, atingindo os -8,9%, ou seja, menos 645 residentes. O número de famílias registou um aumento de dois pontos percentuais e o número médio de pessoas por família é 3,3%, sendo o mais elevado do Concelho, comparativamente às restantes freguesias.

Variação da População Residente em São Gonçalo entre 2001 e 2011
S_Goncalo

A componente habitacional traduz-se em mais 15,1% dos edifícios existentes em 2001 e em mais 13,3% dos alojamentos.

Variação da Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios 2001-2011 (%)
2-Quadro

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS