30 Março 2017
Página Inicial > Concelho do Funchal > Caracterização > Freguesias > São Pedro
Freguesia de São Pedro Versão para impressão Enviar por E-mail

Breve Enquadramento Histórico

Entre o final do século XV e o século XVI, as classes mais abastadas afastaram-se da parte baixa do Funchal, instalando-se na encosta da cidade, ao longo da então Ribeira Grande, também denominada Ribeira de São Francisco. Aí começaram a ser construídas as residências das famílias dos capitães do Funchal, tendo o 2.º capitão fixado residência nos Arrifes mais acima, onde se erigiu uma cruz e um convento para as suas filhas, da evocação de Santa Clara.

A importância da população aí residente fez com que fosse solicitada a criação de uma nova freguesia, tendo a autorização sido assinada a 20 de Julho de 1566 pelo cardeal D. Henrique. No entanto, o cabido da sé do Funchal não concordou em partilhar o espaço da sua freguesia, que pouco tempo antes havia sido partilhada com a freguesia de Santa Maria Maior. A ordem não foi implementada e a freguesia foi extinta a 3 de Março de 1579. Contudo, em breve teve que aceitar a partilha com as novas freguesias rurais de São Roque e de São Martinho em 1587, cujas populações tinham dificuldades de se deslocar ao centro do Funchal.

Assim, na sequência da emissão do alvará de 14 de Agosto de 1587, a freguesia de São Pedro foi reinstalada, inicialmente com sede na velha capela de São Pedro e São Paulo, fundada por João Gonçalves Zarco junto à ribeira. De imediato deu-se início à construção da nova igreja, numa zona mais alta, sob a direcção do mestre-de-obras reais Mateus Fernandes (III). Após a conclusão da nova igreja em 1595, a antiga capela passou a homenagear São Paulo. Em pouco tempo São Pedro passou a ser a freguesia mais populosa do Funchal e sede da principal burguesia insular, ocupando toda a parte alta da antiga freguesia da Sé, até ao Ribeiro Seco, a Ocidente e mesmo, parte da Rua da Carreira.

Mais Informações sobre a Junta de Freguesia

Demografia e Habitação

Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios na Freg. de São Pedro entre 2001 e 2011
Grafico-SPedro
Fonte: INE, Recenseamento Geral da População e Habitação 2001 (Res. Definitivos) e 2011 (Res. Provisórios)

De 2001 para 2011, na freguesia de São Pedro, assistimos a um decréscimo da população residente, embora não muito significativo, mais concretamente da ordem dos -5,3%. O número de famílias, por seu turno, aumentou cerca de 12%, passando de 2568 em 2001 para 2877 em 2011.

Variação da População Residente em São Pedro em 2001 e 2011
S_Pedro

Tendo em conta o parque habitacional, não foram registadas grandes alterações, sobretudo em termos de edifícios, onde o aumento foi de apenas 3,8% nestes dez anos, somando actualmente mais 73 edifícios, que deram origem a mais 27% dos alojamentos contabilizados em 2001.

Variação da Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios 2001-2011 (%)
2-Quadro

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS