30 Maio 2017
Página Inicial > Concelho do Funchal > Caracterização > Freguesias > São Roque
Freguesia de São Roque Versão para impressão Enviar por E-mail
Breve Enquadramento Histórico
Os terrenos da freguesia de São Roque faziam parte da primitiva freguesia da Sé e depois, durante um curto período, da de São Pedro, vindo a ser desmembrada desta e da de São Martinho, por alvará do cardeal infante D. Henrique, datado de 3 de Março de 1579. O cardeal atribuíu, então, ao prelado do Funchal a faculdade de criar uma nova freguesia. Esta foi instituída na antiga capela de São Roque, construída pelos moradores no início do século XVI, provavelmente com a ajuda de fundos camarários, uma vez que São Roque era um dos padroeiros do Funchal, que protegia a população contra a peste.
A pequena capela inicial deu lugar a uma igreja erigida em 1704 perto daquele local, ainda hoje conhecida como “Igreja Velha”. Mas a construção apresentava deficiências, acabando por ruir em 1790. Foi, então, construída uma nova igreja, projectada pelo Engenheiro António Vila Vicêncio, cujas obras se prolongaram até 1820 e os acabamentos até meados do século XIX.
A freguesia de São Roque engloba os sítios da Achada, Muro da Coelha, Conceição, Fundoa, Igreja Velha, Calhau, Igreja Nova, Alegria, Bugiaria, Lombo Segundo, Lombo de São João e Santana.

Breve Enquadramento Histórico

Mais informação sobre a Junta de Freguesia

Demografia e Habitação

Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios na Freg. de São Roque em 2001 e 2011
1-Quadro
Fonte: INE, Recenseamento Geral da População e Habitação 2001 (Res. Definitivos) e 2011 (Res. Provisórios)

Tanto a população residente como a presente no momento dos censos na freguesia de S. Roque não sofreram grandes oscilações nestes últimos dez anos, registando-se um aumento, no caso da população residente, de 1,2% em relação a 2001.

Variação da População Residente em São Roque entre 2001 e 2011
S_Roque

O número de famílias variou em 17,8%, tendo como referencia o ano de 2001, e, em média, cada família é composta por 3 elementos.

A componente habitacional alberga mais algumas edificações, somando-se mais 19,5% do número de edifícios existentes em 2001 e mais 20,3% dos alojamentos.

Variação da Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios 2001-2011 (%)
2-Quadro

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS