30 Março 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial > Concelho do Funchal > Caracterização > Freguesias > Santo António
Freguesia de Santo António Versão para impressão Enviar por E-mail

Breve Enquadramento Histórico

Os terrenos da freguesia de Santo António faziam parte da primitiva freguesia da Sé e depois, durante um curto espaço de tempo, da de São Pedro, vindo a ser desmembrada daquela freguesia em 1557, provavelmente, como curato dependente da Sé, pois passou a efectuar registos paroquiais. A partir de 1566 já se intitulava de paróquia, embora os seus clérigos tenham mantido o título de curas e só passassem a utilizar o de párocos a partir de 1574. A sua jurisdição chegou até ao Curral das Freiras que, só em 1790, se desmembrou da freguesia de Santo António.

O grande passo foi dado em 1783, ano em que se iniciou a construção da actual igreja, projectada por António Vila Vicêncio e inspeccionada pelo alferes António Francisco da Cruz Camacho até 1789 quando a obra ficou concluída.

Santo António orgulha-se de possuir, a par da freguesia do Monte, uma igreja de duas torres, que tem um especial impacto na paisagem envolvente. A freguesia é a mais populosa do Funchal, englobando uma vasta área entre o pico e o miradouro dos Barcelos e os vários lombos.
Território

Mais informação sobre a Junta de Freguesia

Demografia e Habitação

Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios na Freg. de Santo António em 2001 e 2011
1-Quadro
Fonte: INE, Recenseamento Geral da População e Habitação 2001 (Res. Definitivos) e 2011 (Res. Provisórios)

A freguesia de Santo António obteve, nesta ultima década, um aumento de 5452 pessoas residentes, que corresponde, em termos percentuais, a mais 24,9% em relação à população residente no Município em 2001.

Variação da População Residente em Santo António entre 2001 e 2011
St_Antonio

Entre 2001 e 2011 o número de famílias aumentou em cerca de 47,2%, situando-se em 3 o número médio de pessoas por família.

Quanto ao parque habitacional também regista uma tendência de crescimento, tendo variado o número de edifícios em 26% e o de alojamentos em 56%, na década em análise.

Variação da Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifício 2001-2011 (%)
2-Quadro

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS