30 Março 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial > Concelho do Funchal > Caracterização > Freguesias > São Martinho
Freguesia de São Martinho Versão para impressão Enviar por E-mail

Breve Enquadramento Histórico

Os terrenos da freguesia de São Martinho foram desmembrados dos da freguesia de São Pedro no final do século XVI, por alvará régio de 3 de Março de 1579, aquando da segunda instalação dessa última freguesia. À semelhança daquilo que acontece actualmente, os terrenos são parcialmente agrícolas. Nesta freguesia funcionava uma pequena capela construída por Afonso Anes, o hortelão, em homenagem a São Martinho.

A igreja foi sucessivamente ampliada e foi quase reconstruída de raiz em 1735.

Com o aumento da população, no final do século XIX levantava-se um imponente templo, cuja primeira pedra foi lançada a 8 de Julho de 1883, mas os trabalhos só arrancariam no século XX, o que fez com que a Igreja fosse sagrada apenas a 24de Junho de 1918. A partir de 1940, com a transferência do cemitério central da área das Angústias para os terrenos anexos à velha igreja, esta passou a capela funerária.

Os seus terrenos descem até ao mar, estendendo-se entre o Ribeiro Seco e a Ribeira dos Socorridos.

Mais Informações sobre a Junta de Freguesia

Demografia e Habitação

Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios na Freg. de São Martinho em 2001 e 2011
1-Quadro
Fonte: INE, Recenseamento Geral da População e Habitação 2001 (Res. Definitivos) e 2011 (Res. Provisórios)

São Martinho é a freguesia que apresenta, no contexto municipal, uma dinâmica mais positiva em termos da variação da população residente de 2001 para 2011, traduzida em mais 28,3%, o que em termos absolutos corresponde a mais 5.845 pessoas residentes.
É também de salientar o acréscimo de mais 3.469 famílias nesta freguesia, o equivalente a mais 52,9% das existentes em 2001. O número médio de pessoas por famílias é de 2,6.

Variação da População Residente em São Martinho entre 2001 e 2011
S_Martinho

O parque habitacional da freguesia de São Martinho caracteriza-se por variações bastante acentuadas, sobretudo em termos de alojamentos, verificando-se mais 57,3% dos existentes em 2001, distribuídos por mais 658 edifícios.

Variação da Pop. Residente, Presente, Famílias, Alojamentos e Edifícios 2001-2011 (%)
2-Quadro

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | Twitter | RSS