22 Junho 2017
Página Inicial » Igualdade de Género
Igualdade de Género Versão para impressão Enviar por E-mail
HeaderIG1

As relações de género baseiam-se em representações sociais e culturais, ou seja, em ideias de como se deve ser, comportar, pensar, sentir o homem ou a mulher. As ideias pré concebidas sobre a masculinidade e a feminilidade tendem a criar estereótipos que ditam como todos devem ser.

Igualdade de género é ter os mesmos direitos, responsabilidades, oportunidades, tratamento e valorização, independentemente de se ser homem ou mulher, em todos os vetores da sociedade, assegurando que todos os seres humanos são tratados com dignidade e de maneira justa, sendo livres de agir de acordo com a sua consciência nos seus diversos contextos, proporcionando uma maior qualidade de vida.

No que concerne às políticas sociais, a Câmara Municipal do Funchal tem vindo a desenvolver um trabalho no combate às desigualdades e à não discriminação com base no género, trabalho esse já reforçado com a assinatura do protocolo de cooperação com a Comissão para a Igualdade de Género (CIG) e com a nomeação da Conselheira para a Igualdade, Guida Vieira, em 21 de março de 2014.

A 28 de abril de 2016, a Autarquia aderiu à "Carta Europeia da Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local" doravante subscritora da mesma, a par, com mais de uma centena de outras congéneres nacionais já aderentes, a que se juntam uma multiplicidade de outras coletividades territoriais europeias, de enfatizar (vide www.charter-equality.eu).

Paulatinamente, o nosso município encontra-se a desenvolver o Plano Municipal para a Igualdade.

Estamos confiantes que o Município do Funchal é e será, cada vez mais o exemplo de um lugar com boas práticas no que diz respeito à promoção e defesa da Igualdade de Género e Oportunidades.

Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS