22 Junho 2017
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial
Funchal na lista de candidatos a Município do Ano de 2014 Versão para impressão Enviar por E-mail

O Júri do Prémio, instituído pela Universidade do Minho, selecionou o “Plano Municipal de Combate ao Mosquito Vetor de Transmissão da Dengue” apresentado pelo Município do Funchal ao prémio nacional “Município do Ano 2014”.

 

A Câmara Municipal do Funchal decidiu candidatar a este prémio o “Plano Municipal de Combate ao Mosquito Vetor de Transmissão da Dengue”, que teve o seu início em Janeiro de 2013 e que cobre ações de investigação, combate e informação e sensibilização da população no Concelho, conducentes à diminuição significativa da presença do mosquito Aedes aegypti, e que usa recursos humanos e materiais dos Departamentos de Ciência, que coordena, Ambiente, Educação e Ação Social e Planeamento Estratégico (Gabinete de Informação Geográfica), para além de envolver de forma mais indireta outros departamentos municipais, Juntas de Freguesia e a empresa municipal SocioHabitaFunchal.

A Universidade do Minho criou recentemente a plataforma UM-Cidades, que tem por missão contribuir para preencher a lacuna entre o conhecimento, a política e a prática na temática das cidades e das regiões.
Um dos projetos-âncora da UM-Cidades é a iniciativa “Prémios Município do Ano 2014”, que visa reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, economia, e/ou sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade.
As candidaturas consistem na apresentação de um projeto (produto, serviço, programa, infraestrutura, equipamento, ação de sensibilização, etc.) que tenha produzido impacto positivo significativo e que tenha decorrido nos dois anos transatos.
Refira-se que o mosquito vetor de transmissão da Dengue foi identificado pela primeira vez na Madeira pelos especialistas do Museu de História Natural do Funchal em 2005, data em que o Museu deu início à sua monitorização e a Madeira foi alvo de um surto de febre da Dengue em 2012-2013.

 

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2017, Municipio do Funchal Facebook | RSS